terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cosmovisão Inca

                                Cosmovisão Inca


Desde culturas antigas em todo o mundo tiveram de tomar uma visão de mundo, o que explica a existência do mundo e de si mesmo.

Graças às histórias dos mitos andinos que foram incorporados nas crônicas tem sido possível obter uma imagem da visão de mundo do Inca. Ambos espaço e tempo eram sagrado e, sem dúvida, tinha uma explicação e representação mítica ritual. Em relação ao espaço que eles têm uma concepção dualista. Os Incas tinha sua própria maneira de ver o mundo, sua própria maneira de responder às perguntas que o homem pede. Claramente, a concepção dos Incas, foi o produto de um longo processo de evolução do pensamento que o homem andino feito desde o início do período de treinamento. Era uma concepção própria e diferente dos europeus, que ele focados e compreender seu mundo e marcaram sua conduta, seu comportamento e seu selo nas relações sociais que estabeleceu os homens andinos.
Já no período Wari-Tiwanaku, o conceito de dupla já estava profundamente enraizado nestas culturas, o que provavelmente levou-o a partir de outras culturas antigas e difundida em todo o território que dominou. Para o homem andino (e os Incas) espaço horizontal também foi dividido em duas partes.Cada uma subdividida em mais dois, para que o mundo parecia composta de três planos:

  • Hanan Pacha ou mundo superior (deuses como o sol, a lua, relâmpago, estrelas, arco-íris)
  • Kay Pacha ou o mundo aqui (homens, animais e plantas)
  • UCU Pacha (ou Urin Pacha) ou o submundo (mortos e espíritos, doenças).
O termo "Pacha", terrenos, relacionadas com tempo e espaço, assim o termo "surge Pachamama", que é claramente conhecido como o deus da terra, produzindo alimentos.




A origem do homem e da mulher

Na origem do homem, a concepção Andina tem uma explicação muito peculiar. É mencionado que os homens ou grupos Ayllus sempre veio do subsolo foram chamados de "pacarinas". Eles também acreditavam que, quando os homens morrem, eles se reuniram com os deuses do passado, que estavam no céu.
De acordo com o conceito dual do homem andino, de frente para a Pachamama, a deusa do submundo ou Urin Pacha era uma divindade equivalente no mundo acima ou Hanan Pacha, o que seria Huiracocha (ou Wiraqocha). Este deus teria grande influência na área sul do Peru, entre Cuzco e Lago Titicaca, que é apresentado como a divindade mais importante.
De acordo com mitos Huiracocha Cuzco, depois de fazer uma encomenda inicial do mundo, comandando o céu, osol ea lua, passou a dividir o mundo em quatro partes:
  • Chinchaysuyo  (oeste)
  • Collasuyo         (leste)
  • Antisuyo           (norte) e
  • Contisuyo        (sul).
Posteriormente, ele ordenou que os homens das cavernas, fontes, de precipícios, ou seja, regiões Chinchaysuyo subsolo e Collasuyo, enquanto seus assistentes fizeram o mesmo em Antisuyo e Contisuyo.
Aqui vemos como a interação entre Huiracocha e Pachamama tem lugar entre o céu ea terra, o Kay Pacha seria o resultado desta ligação.Também deve-se notar que o sol aparece como um par de outros mitos conhecidos Pachamama, o que significa que o design dos Incas, estes Huiracocha substituída pela Sun, cumprindo o mesmo papel que o contingente anterior, ea tempo, equilibrando a concepção andino.
O Inca foi um ponto de comunicação entre os aviões do mundo, como era "filho do sol" e deixou a terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário